Sindicato é pra Lutar!

Início » Uncategorized » Debate entre as chapas na ABI evidencia o esvaziamento da atual gestão do Sindicato dos Jornalistas

Debate entre as chapas na ABI evidencia o esvaziamento da atual gestão do Sindicato dos Jornalistas

“É preciso resgatar a dignidade dos jornalistas”, afirma Paula Máiran, candidata a presidência do sindicato pela chapa 2

Na noite dessa quarta-feira (26), três das quatro chapas que disputam o pleito para o biênio (2013-2015) para o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro (SJPMRJ), participaram de debate promovido pela Associação Brasileira de Imprensa (ABI). Pela primeira vez, desde a abertura do pleito, as chapas puderam manifestar suas intenções e propostas. Dentro da atual conjuntura, na qual a categoria é colocada em evidência pela sociedade, que cobra o respaldo da comunicação como um direito humano em defesa das questões sociais, as chapas que concorrem à eleição presentes (Chapa 1 – Linha Direta com os Jornalistas; Chapa 2 – Sindicato É Pra Lutar; Chapa 4 – Democracia e Transparência), colocaram mediante as perguntas da plenária, suas propostas para atuar pela democratização da comunicação, combater a múltipla função nas redações, a precarização do trabalho, a pré-sindicalização e questões relacionadas ao racismo e a mobilização da categoria.
“A gente não vai mudar nada se a gente achar que vai ter força se unindo apenas entre os jornalistas. Temos que ver o sindicato não como fim, mas como instrumento de luta, instrumento pedagógico para dentro e para fora da categoria. Não existe jornalismo sem a sociedade”, defendeu a candidata pela Chapa 2, Paula Máiran. Dentro dos questionamentos levantados pela plenária estava a atuação do sindicato em defesa dos profissionais que estão na linha de frente da truculência policial, muitas vezes ao lado dos manifestantes, durante as manifestações que têm ocorrido pela cidade do Rio. “Precisamos de um sindicato que esteja atrelado às necessidades da categoria e da sociedade. Estamos em defesa dos direitos humanos”, completou a candidata.
A ausência de uma gestão que dialogue e fortaleça a categoria reflete na atual conjuntura da própria disputa do sindicato. Três das quatro chapas concorrentes são fragmentações da atual diretoria, que somando estão na direção do sindicato há 29 anos. Apenas a Chapa 2 apresentou candidatura que representa uma verdadeira alternativa de mudança e transformação.
“Não apenas renovar, porque, no dicionário, essa palavra significa reformar. Temos que revolucionar o sindicato. Ontem mesmo, participamos de uma assembleia no sindicato completamente esvaziada. Além do histórico de esvaziamento de assembleias, outro indicativo é o número baixo de votantes na última eleição, pouco mais de 200 votantes. O sindicato, hoje, não está conseguindo dar voz às angústias de nossa categoria”, ratificou Paula.
Pela reoxigenação da luta dos trabalhadores da comunicação, a Chapa 2 apresentou propostas para o debate sobre os novos paradigmas do trabalho, a unidade entre os trabalhadores da comunicação, o diálogo junto à universidade para garantir a qualidade da formação dos novos profissionais, cobrar a aplicação das leis trabalhistas e garantias firmadas em acordos coletivos contra o favorecimento das empresas, além de combater os casos de assédio moral e outras opressões e ampliar a participação e fortalecimento das mídias alternativas para uma nova democracia na telecomunicação do país.
“É preciso resgatar a dignidade dos jornalistas. Não somente nas redações, como também nas assessorias de imprensa. Jornalista é jornalista onde estiver”, finalizou Paula.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: